RN À BEIRA DO DESASTRE HÍDRICO

Posted by casciano in Cidades, Economia, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment
OPINIÃO NO PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA TV METROPOLITANO, EDIÇÃO DE 20-9-2017

OLHA, CÁ PRA NÓS, MAIS UMA VEZ ESTAMOS VIVENDO UMA SITUAÇÃO QUE DEIXA A POPULAÇÃO DE MUITOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE, JÁ EM SITUAÇÃO DE DESASTRE, OU À BEIRA DO DESASTRE. AGORA MESMO O GOVERNADOR ROBINSON FARIA DECRETOU ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA 153, DOS 167 MUNICÍPIOS DO ESTADO. NOS PERÍODOS DE BONANÇA E ÁGUA FARTA, QUANDO HÁ PRODUÇÃO E GANHOS, OS GOVERNOS ACABAM GASTANDO OS POUCOS RECURSOS QUE TEM PARA OUTRAS OBRAS E OUTROS SERVIÇOS. QUANDO A ESTIAGEM ACONTECE, É UM DEUS NOS ACUDA, PORQUE NADA FOI FEITO PARA A CONVIVÊNCIA COM A SECA. A FALHA DE PLANEJAMENTO VEM DESDE OS TEMPOS DO BRASIL IMPÉRIO. PARECE ATÉ QUE TODOS OS GOVERNANTES FORAM INCOMPETENTES PARA PLANEJAR E REALIZAR OBRAS QUE POSSAM DIMINUIR O SOFRIMENTO DO POVO COM OS LONGOS PERÍODOS DE ESTIAGEM. HÁ TEMPOS PEQUENOS ANIMAIS DA FAUNA DO SEMI ÁRIDO ESTÃO MORRENDO. AS ABELHAS SOMEM PELA FALTA DE FLORES, MAS OS GOVERNOS SÓ PERCEBEM O DESASTRE QUANDO COMEÇA A FALTA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO. É O QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA EM 153 MUNICÍPIOS DO RN. O DECRETO VALE POR SEIS MESES. VIVEMOS NO LIMBO ENTRE A SEGURANÇA HÍDRICA E O DESASTRE DA FALTA DE ÁGUA. COM A EMERGÊNCIA, O GOVERNO DO ESTADO E OS MUNICÍPIOS PODERÃO REALIZAR DE FORMA ESPECIAL O TRÂMITE DOS PROCESSOS QUE ENVOLVEM OBRAS E SERVIÇOS PARA MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DA SECA. JÁ SÃO SEIS ANOS CONSECUTIVOS DE ESTIAGEM. DOS 47 RESERVATÓRIOS MONITORADOS AGORA EM 2017, 11 ESTÃO SECOS E 18 ESTÃO EM VOLUME MORTO, O QUE LEVA A SITUAÇÃO HÍDRICA PARA A BEIRA DO DESASTRE. É A MINHA OPINIÃO! É PORAÍ!…

O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA VOCÊ ASSISTE, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07H30M ÀS 08H30M, NA TV METROPOLITANO NO CANAL DIGITAL 23.1, A PARTIR DE NATAL PARA A TODA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E MATO GRANDE.

A PARTIR DE MOSSORÓ E DE PAU DOS FERROS, NO CANAL 25.


VOCÊ PODE ASSISTIR, A QUALQUER MOMENTO, O PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, NA LIVE QUE ESTÁ PUBLICADA NA PÁGINA DA TV METROPOLITANO NO FACEBOOK!  

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *