SAÚDE BUCAL RECEBE ATENÇÃO DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal, desenvolve no Rio Grande do Norte o seu papel de estimulador, juntos aos municípios, da implantação da Política Nacional de Saúde Bucal (Programa Brasil Sorridente).

Entre as ações do Programa Brasil Sorridente estão a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal e a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s) e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD´s).

O Grupo Auxiliar trabalha principalmente no monitoramento e avaliação dos indicadores de saúde bucal e no apoio técnico aos municípios.

Atualmente o RN conta com 25 CEO’s (sendo 21 já implantados e quatro em fase de implantação), e possui Laboratórios de Próteses Dentárias em 30 cidades.

“No último mês de dezembro o Ministério da Saúde habilitou, por meio da Portaria 2893, laboratórios de próteses dentárias em outros 11 municípios”, explica a Coordenadora de Saúde Bucal da Sesap, Goretti Menezes.

Para subsidiar as ações em saúde bucal no Estado a Sesap está realizando o primeiro Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal do Rio Grande do Norte, nos mesmos moldes do levantamento nacional, realizado pelo Governo Federal em 2003, a partir do qual foi elaborada a Política Nacional de Saúde Bucal (Programa Brasil Sorridente), com objetivo de melhorar a organização do sistema de saúde bucal no País.

A Coordenadora informa que o levantamento irá subsidiar as ações já realizadas e identificar os pontos que necessitam de melhorias.

“A previsão é de que o levantamento seja concluído até o próximo mês de abril e com os dados em mãos partiremos para o trabalho de sensibilização dos gestores”.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *