SAÚDE DO TRABALHADOR MERECE ATENÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual), vem promovendo ações em torno da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além da promoção de melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores no Rio Grande do Norte (RN).

O Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), composta por 178 Cerest’s em todo o País.

Os Centros contam com o suporte de hospitais e unidades de referência, capacitados para prestar assistência em casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, formando assim a Rede Sentinela, que no Rio Grande do Norte é composta por unidades de saúde, incluindo serviços de Pronto Atendimento, CAPS, CEREST Regional, Hospital Psiquiátrico e demais unidades com serviços especializados.

No Rio Grande do Norte o Cerest Estadual foi habilitado em 2004, pela Portaria N° 135/GM/MS e está localizado na sede da Sesap.

O Cerest Estadual apóia e coordena as ações dos Cerest’s Regionais, sediados em Natal (abrange 5 municípios), Mossoró (abrange 27 municípios) e Caicó (abrange 25 municípios).

Segundo o coordenador do Cerest Estadual, Mário Soares de Oliveira, uma das principais metas atualmente é investir na qualificação das equipes.

“Temos que estar fortalecidos para prestarmos um serviço de qualidade e para isso pretendemos realizar oficinas de capacitação nos municípios”.

Atualmente a equipe do Cerest Estadual é composta por enfermeiras, técnicas em enfermagem, técnicos em segurança do trabalho, assistentes sociais, sanitaristas, dentista, bióloga, economista e socióloga.

Um das ações recentemente apoiadas pelo Cerest foi a realização, no último mês de agosto, em Natal, da I Oficina Estadual de Valorização do Trabalho  e da Saúde do Trabalhador do SUS, promovida pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap em conjunto com o Núcleo Articulador da Humanização.

O evento promoveu a discussão sobre a valorização do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e teve como principal objetivo a construção de um documento com vistas à elaboração de uma Política de Promoção à Saúde do Trabalhador no SUS no Estado.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *