SESC MOSSORÓ REALIZA EXPOSIÇÃO ‘FRAGMENTOS DE UMA TRADIÇÃO’

Posted by casciano in Cultura, Turismo | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Abertura da amostra fotográfica composta por 20 imagens que retratam o cotidiano do vaqueiro seridoense acontece desde esta segunda-feira, 5, e segue até o próximo dia 12.

O vaqueiro, uma das figuras mais representativas da cultura nordestina é o destaque da exposição “Fragmentos de uma tradição”, patrocinada pelo Sistema Fecomercio, por meio do SESC.

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma inserção do público visitante no universo do vaqueiro, com foco na Região Seridó do Rio Grande do Norte.

A abertura da amostra fotográfica aconteceu às 18h, no SESC Mossoró, e permanecerá exposta até o dia 12 de dezembro.

A exposição, composta por 20 fotografias que retratam o cotidiano dos vaqueiros seridoenses, é parte de uma pesquisa fotográfica documental ainda maior, intitulada “Vaqueiros Tradicionais do Seridó”, realizada pelos fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro.

Esta é a primeira vez que o acervo de imagens é exposto em Mossoró.

O material, capturado pelos fotógrafos ao longo do último ano integra o coletivo Byreçá Foto Potiguar, que norteia um caminho fotográfico de testemunhos simbólicos singulares presentes na cultura do Nordeste.

As obras, ampliadas em papel fotográfico fine arte, emolduradas em uma estrutura com margens de madeira sem vidro para permitir um diálogo mais próximo com o público, têm Ricardo Junqueira como curador.

Para manter a linha da proximidade, o material será posicionado em uma simulação de cerca, muito utilizada no sertão do Seridó, sugerindo a proximidade do público com o sertão.

Após o período de exposição na Unidade do SESC Mossoró, o acervo cultural segue para o SESC Caicó, onde ficará exposto entre os dias de 14 a 22 de dezembro.

Serviço:

Exposição fotográfica “Fragmentos de uma Tradição”

Local – Unidade do SESC Mossoró

Data – 05 a 12 de dezembro

Horário – 8h às 20h

FICHA TÉCNICA

Ricardo Junqueira – Curador

Coletivo Byreçá Foto Potiguar

Fotografias: Alex Fernandes / PabloPinheiro

Produção Executiva: Cris Simon

Patrocinador: SESC/RN

Texto: Sandra Monteiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *