SESC PARTITURAS É SHOW NA UFRN

Posted by casciano in Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Projeto, que realiza concertos simultâneos  em todo o Brasil, é uma iniciativa do SESC com vistas à difusão e à preservação da música escrita brasileira.

Além da apresentação na Escola de Música da UFRN, será lançada biblioteca virtual de música.

Um projeto que incentiva, difunde e preserva a música escrita brasileira.

Assim é o SESC Partituras, iniciativa promovida pelo SESC, que acontece hoje (14), às 20h, na Escola de Música da UFRN e simultaneamente em 23 Estados do Brasil.

O Rio Grande do Norte será um dos poucos a contar com a participação de uma orquestra sinfônica, graças à parceria do SESC RN com a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSFURN).

Os músicos Durval Cesetti, Fabio Presgrave e a OSFURN apresentarão obras de Glauco Valasquez, Henrique Oswaldo e dos potiguares Danilo Guanais e Willames Costa.

A entrada é gratuita.

Além das apresentações, o objetivo do SESC Partituras é também divulgar o banco digital do site do SESC Nacional (www.sesc.com.br), que disponibiliza um grande acervo com partituras de músicos brasileiros – algumas até então disponíveis somente em manuscritos originais.

A biblioteca virtual pretende estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da música escrita no Brasil.

Com o projeto, o SESC contribui para o desenvolvimento da cultura musical no País, apoia a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promove o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomenta a produção e a divulgação de artistas brasileiros.

O site permitirá o acesso a uma biblioteca virtual de música, formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas.

O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente, que permitirá visualização e audição integrais de cada obra – o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas.

Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.

Entre as obras, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial, como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país, como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional, como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.

Serviço:

O quê? SESC Partituras

Quando? Amanhã (14), às 20h

Onde? Escola de Música da UFRN (Rua Passeio dos Girassóis, s/n, Campus Universitário, Lagoa Nova) – Campus da UFRN

Texto: Lorena Gurgel. Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *