SEXTA-FEIRA ACONTECE A PRIMEIRA CIRURGIA DE REABILITAÇÃO DA AUDIÇÃO, PELO SUS, NO RN

Posted by casciano in Comportamento, Pessoas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Nesta sexta-feira (10), será realizada pela primeira vez no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado uma cirurgia de implante coclear, que permite a reabilitação da audição.

O procedimento, que ocorrerá no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), às 13h, será possível devido a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Instituto Pedro Cavalcanti, o Centro Suvag RN e a Empresa Phonak do Brasil.

A paciente a ser beneficiada perdeu a audição há três anos, tornando-se completamente surda.

A cirurgia irá reabilitá-la, permitindo-a ouvir normalmente.

Outro procedimento desse tipo será feito neste sábado (11), às 8h, também no HUOL, em um paciente que já havia nascido surdo.

Segundo o médico Pedro Cavalcanti, que realizará as cirurgias, trata-se de um importante avanço para o SUS do RN:

“A surdez é uma doença que ataca o quadro psicológico do paciente e esse procedimento contribui para que a pessoa melhore sua interação social, e, assim, sua qualidade de vida”, explicou.

O implante coclear é uma cirurgia de alta complexidade, na qual é colocado um eletrodo dentro da cóclea (órgão responsável pela audição).

Popularmente chamado de ouvido biônico, o implante é um aparelho eletrônico computadorizado, utilizado nos casos em que o paciente já teve perdas severas e profundas da audição, obedecendo a protocolo do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

A coordenação dos implantes será feita pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUOL, dirigido pelo médico Pedro Cavalcanti.

A realização das cirurgias será transmitida em circuito fechado pelo Setor de Telemedicina ao auditório do Hospital, onde especialistas em Otorrinolaringologia e Médicos Residentes do HUOL/UFRN poderão assistir aos procedimentos em tempo real.

Participará da equipe de cirurgiões o otorrinolaringologista  Pedro Guilherme Cavalcanti, que fez sua capacitação em Otologia e Implante Coclear no House Ear Institute, em Los Angeles – Califórnia; capacitação em Otoneurocirurgia na Clínica Mayo, em Jacksonville – Flórida; além de treinamento como fellow do grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, renomados Centros de Referência neste tipo de cirurgia.

Com Kelly Barros, Julianne Barreto e Anna Karinna Castro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *