SINPOL RESSALTA INCOERÊNCIA DO GOVERNO COM CRIAÇÃO DE NOVA DELEGACIA DE PLANTÃO

Posted by casciano in Notas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Uma medida adotada pelo Governo do Estado, que diz ter o objetivo de melhorar a Segurança Pública do Rio Grande do Norte, é encarada como incoerente pelo SINPOL/RN, entidade representativa dos Policiais Civis do Estado.

Apesar de ser positiva, diante do contexto de quase inexistência de infra-estrutura e aparelhamento da Polícia Civil, a novidade acontece após o Estado reduzir este serviço à sociedade.

Ao passo que o Governo propõe reduzir os índices de criminalidade instalando na zona Oeste de Natal uma nova delegacia de plantão (para se somar às já existentes: sul e norte), na última sexta-feira (15) a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) publicou portaria reduzindo o horário de funcionamento das delegacias distritais e especializadas, que deixam de ser 24 horas, para funcionarem das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“No período noturno, os cidadãos que sofrerem qualquer violência só poderão contar com as Delegacias de Plantão, que se restringirão a fazer o registro do Boletim de Ocorrência, sem, no entanto, dar andamento imediato a qualquer procedimento investigativo”, ressalta a presidente do SINPOL, Vilma Marinho.

Os BOs registrados nas plantões somente após o encerramento de cada plantão são encaminhados à Degepol, que posteriormente os remete para as Delegacias competentes darem o andamento, ou seja, com grande prejuízo para o êxito das investigações.

Sem os plantões nas distritais e especializadas, os policiais civis deixam de ir aos locais de crime à noite, prejudicando as investigações, já que boa parte dos delitos se dá na calada da noite, como o tráfico de drogas, que cresce a cada dia no Estado.

Diante disso, o SINPOL/RN convoca toda a Sociedade para unidos buscar a solução da questão, e dará conhecimento ao Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, já que essa medida contraria os princípios da Segurança Pública do país.

Além de todo o exposto, o SINPOL enfatiza os muitos inconvenientes que vêm com a medida.

A nova plantão funcionará onde hoje está a 14ª Delegacia de Polícia, no bairro de Felipe Camarão, onde também está instalada a 8ª DP.

Esta delegacia voltará ao local de origem, no bairro de Cidade da Esperança, onde se localiza hoje a Plantão zona Sul, que, por sua vez, também mudará de endereço, voltando para Candelária.

Estão tentando alugar um imóvel para relocar as equipes da Decap (Delegacia Especializada de Capturas), que estão em Candelária, e estariam providenciando ainda as equipes que irão trabalhar na nova plantão.

“Como ficou exposto, ao invés de aumentar o efetivo nomeando os 509 policiais concursados amenizando, com essa atitude, o sofrimento do cidadão que clama por um serviço público de segurança mais abrangente e eficaz, o Governo cria assim, mais uma vez, uma cortina de fumaça para enganar a Sociedade”, diz Vilma.

Com Elaine Vládia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *