TOXOPLASMOSE, A ‘DOENÇA DO GATO’ É DISCUTIDA EM CAICÓ

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A IV Unidade Regional de Saúde Pública, localizada na cidade de Caicó, vai realizar nesta segunda feira (24), a Oficina  de Protocolo de Toxoplasmose para os profissionais da região do Seridó, que lidam diretamente com o trabalho de acompanhamento de gestantes.

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário Toxoplasma Gondii, mas conhecido como “doença do gato”, que está presente em quase todos os animais domésticos.

A doença pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondii.

A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

Apesar de não se manifestar claramente, os animais são portadores em potencial, e, portanto, transmissores para o ser humano.

Durante todo o dia, profissionais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública estarão discutindo junto com os representantes dos municípios, as formas de prevenção, sintomas e tratamento.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *