TUBERCULOSE EM DEBATE NO HOSPITAL GIZELDA TRIGUEIRO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Hospital Gizelda Trigueiro discute ações para a Tuberculose no Estado.

O Hospital Gizelda Trigueiro estará realizando nesta sexta feira (16), em parceria com o Programa Estadual de Tuberculose, um curso de capacitação para a referência da doença.

Serão abordados temas como: manejo clínico da TB para atenção básica, as novas recomendações do Ministério da Saúde, Tuberculose em situações especiais, gestão de medicamentos, fluxograma do atendimento e discussão de casos clínicos.

O curso vai ocorrer durante todo o dia, em salas de aula e terá como público alvo, profissionais das Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, como também os servidores do HGT.

Para a diretora da Unidade Hospitalar, Milena Martins, o hospital vem contribuindo  no seu papel de referência para o estado em Doenças Infecciosas Toxicológica e Imunobiológicos Especiais.

“Esperamos contribuir para a descentralização das ações relacionadas ao atendimento da Tuberculose no Rio Grande do Norte”, falou a diretora.

É uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões.

É transmitida pelo ar, quando o paciente  tosse ou espirra.

Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno.

Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.

É considerada um importante problema de saúde pública no Brasil.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *