TULIPA CONQUISTA O SUCESSO DESEJADO NO II FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS CONTRA AS DROGAS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Realizado no Clube Acampar, em Parelhas, região Seridó do Rio Grande do Norte, o II Fórum Regional de Políticas Públicas Contra as Drogas, alcançou o sucesso desejado pelos organizadores, especialmente pelo presidente da ONG Tulipa, Walter Antero.

O evento reuniu autoridades de 54 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Pereira, fez um balanço da abertura do II Fórum dizendo:

“É impressionante como nós estamos surpreendidos positivamente com a abertura desse evento. A participação popular maciça, as apresentações brilhantes, a representatividade das autoridades que por aqui passaram confirmam a importância da realização desse evento aqui em Parelhas”.

Prefeitos, Secretários municipais, profissionais e técnicos se misturaram na grande multidão, estimado pela Policia Militar e Policia Federal em torno de 6 mil pessoas, um fato histórico, reafirmando o Fórum como o maior evento na área sobre drogas dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, segundo os organizadores.

Para o coordenador geral, Walter Antero, “O II Fórum é uma grande celebração de idéias e sonhos entre gestores públicos, instituições, lideranças, profissionais e comunidade em torno de um problema sério que é o problema das drogas”.

Durante os três dias de discussões autoridades estaduais e nacionais estiveram presentes, colaborando e promovendo as discussões e encaminhamentos apresentados na plenária e nas oficinas espalhadas em diversos locais do município de Parelhas.

No documento final do fórum, destaca-se o resumo com providências que devem ser adotadas pelas autoridades públicas de todos os municípios, a começar pelos que estiveram presentes ao evento.

Confira abaixo esse resumo:

TRATAMENTO – Criação de Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), partindo de um caráter epidemiológico e não pelo numero populacional.

REDUÇÃO DE DANOS – Capacitar profissionais na área de saúde, assistência Social e Educação para uma abordagem sistemática na Redução de Danos, voltada para a reeducação do usuário de forma a diminuir os efeitos e conseqüências das Drogas.

O TRABALHO COMUNITARIO E A CONSTRUÇÃO DE REDES SOCIAIS – Sensibilizar os gestores quanto a importância da intersetorialidade para aperfeiçoar os serviços disponibilizados pelas Políticas Públicas, com atividades como fóruns permanentes, audiências públicas.

POLITICA E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE DROGAS – Diante da Lei 11.343/2006 que enfatiza uma nítida destinação entre as figuras do usuário, do dependente e do traficante de forma dicotômica, nesse sentido sugerimos a proposta que seja reavaliada a redação da lei, através de audiências públicas nas cidades de pequeno, médio e grande porte.

PREVENÇÃO – Estruturação da Rede de Serviços, criando mecanismos para atendimento as famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, em parceria com o CRAS (Proteção Social Básica e Especial) e organismos da Sociedade.

FÉ E PREVENÇÃO – Envolver as denominações religiosas com temas voltados para a prevenção, tratamento e reinserção social, com base nas famílias. Orientar para a manutenção, fortalecimento e promoção de valores e princípios fundamentais desenvolvidos e promovidos pelas diversas denominações religiosas.

CONSELHOS: ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL. POR QUE E COMO IMPLANTAR UM CONSELHO MUNICIPAL SOBRE DROGAS – Incentivar e conscientizar a sociedade civil para que atendam sobre sua responsabilidade e compromisso social, na implantação e reestruturação dos Conselhos de Políticas sobre Drogas.

ASPECTOS SOCIOCULTURAIS RELACIONADOS AO USO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS – Coibir a propagação de campanhas publicitárias de bebidas Alcoólicas nos municípios, como fator incentivador do uso de drogas e álcool. Como também reduzir os eventos que promovam uma cultura do prazer e optando por eventos que promovam uma cultura de vida e de paz.

A próxima edição do Fórum Regional de Políticas Públicas Contra as Drogas será realizada no mês de agosto de 2012, na cidade de Picui, na Paraíba.

Texto: Relatório Final do II Fórum Regional de Políticas Públicas Contra as Drogas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *