UNP GARANTE TRATAMENTO DENTÁRIO PARA PACIENTES COM INDICAÇÃO DE CIRURGIA CARDÍACA NO WALFREDO GURGEL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convênio proporciona tratamento dentário para pacientes com indicação de cirurgia cardíaca.

Evitar infecção generalizada e doenças do endocárdio.

Foi com este objetivo que o Hospital Walfredo Gurgel e a Universidade Potiguar (UNP) formalizaram um convênio para tratamento dentário dos pacientes internados com indicação de cirurgia cardíaca valvar.

O trabalho de parceria teve início em outubro passado e já atendeu cinco pacientes.

Segundo o cardiologista da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica do hospital, Ademar Alexandre, “essa iniciativa é importante porque se o tratamento dentário vier a ser feito após a cirurgia, uma bactéria pode atingir a corrente sanguínea e se alojar na válvula cardíaca”.

O processo de contaminação da válvula cardíaca por bactérias presentes na boca pode prejudicar de forma grave a membrana interna do coração (endocárdio), deixando o músculo debilitado, evoluindo para um choque cardiogênico (quando a função de contração do coração fica deprimida) e levando ao óbito.

As patologias também atingem pacientes diabéticos. Em todas as situações, ir a um dentista a cada seis meses é a melhor forma de prevenção.

Para o diretor geral do Hospital Walfredo Gurgel, Mozar Dias de Almeida, “esse convênio vem agilizando o fluxo para a realização das cirurgias dos pacientes cardíacos”.

Atualmente não há, nessa unidade hospitalar, fila de pacientes à espera por tratamentos
dentários.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *